A segurança em escolas é uma preocupação constante para pais, professores e alunos. Afinal, é importante que o ambiente escolar ofereça proteção e tranquilidade para que os estudantes possam focar em seus estudos e desenvolvimento. Hoje vamos falar sobre a segurança orgânica nas escolas.

Nesse sentido, a Segurança Orgânica é uma opção que pode trazer muitos benefícios para as escolas. De acordo com a legislação vigente, as empresas que não são especializadas na prestação de serviços de segurança privada podem solicitar e obter autorização para executar sua própria segurança patrimonial, desde que cumpram os requisitos normativos.

Isso significa que escolas podem contar com segurança orgânica, utilizando funcionários próprios e devidamente capacitados na execução dessa atividade. Importante colocar, que mesmo quando a segurança não for armada, há a necessidade dessa atividade estar devidamente regularizada perante as entidades controladoras. Além disso, é importante nomear um funcionário, diretor ou sócio como responsável pelo serviço de segurança patrimonial, garantindo assim a efetividade e qualidade dos procedimentos adotados.

Para obter a autorização para funcionamento, é necessário realizar um processo administrativo específico junto à Polícia Federal, que consiste na apresentação de documentos e adequações das instalações e procedimentos que serão fiscalizados.

Saiba mais sobre como adquirir autorização para empresas de Segurança Orgânica.

As empresas de segurança orgânica também devem promover anualmente a revisão de sua autorização para funcionamento junto à PF, manter seus dados atualizados no sistema informatizado da PF, adotar uniforme ostensivo aprovado pela Polícia Federal e pelas forças armadas e auxiliares, e adquirir e usar produtos controlados apenas com autorização e registro na PF.

Além disso, é fundamental que os vigilantes utilizados estejam devidamente capacitados e reciclados, portando a CNV – Carteira Nacional de Vigilantes válida, e que as empresas mantenham contrato de seguro de vida coletivo para os vigilantes, conforme determinado pela legislação trabalhista e convenções coletivas.

Com a segurança orgânica, as escolas podem garantir um ambiente seguro e tranquilo para seus alunos, professores e funcionários, sem a necessidade de contratar serviços especializados de segurança privada. Contar com um serviço de segurança de qualidade é fundamental para a proteção dos alunos, evitando situações de risco e promovendo a tranquilidade e confiança dos pais na escola escolhida para a educação de seus filhos.

Se precisa de mais informação ou auxílio referente ao tema acima, entre em contato conosco.

Entre em contato!
1